Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
13 de Fevereiro de 2010

 Em mais um Carnaval, a aldeia de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, aguarda os milhares de turistas que a costumam visitar nesta altura, atraídos por uma das “mais genuínas” comemorações do Entrudo, aproveitando, ainda, para comprar produtos regionais que estarão, mais uma vez, à venda.

Os festejos começam no Domingo, dia 14, e prolongam-se até à terça-feira de Carnaval, dia 16.

Em Podence, este ano  a grande novidade será é a “Noite da Máscara Mágica”, que tem lugar na segunda-feira, a partir das 22h00. Trata-se de um desfile no qual os visitantes poderão participar. Para tal terão de levar uma máscara e uma tocha acesa, de modo a criar, um ambiente de “mistério”. Durante o desfile haverá muita animação, música e teatro de rua.

Do programa consta ainda o tradicional “Leilão Chocalheiro”, no Domingo. Nesse dia os visitantes podem ter a oportunidade para experimentar as vestes dos Caretos e desfrutar da experiência de usar máscara, chocalhos e comportarem-se como um careto “verdadeiro”. Logo após esta “experiência”, os “reais” caretos de Podence andarão à solta, percorrendo a aldeia.

Na segunda-feira de Carnaval haverá, durante a manhã, passeios de burro e um raid fotográfico. O ponto alto está reservado para o cair da noite com o “Pregão Casamenteiro”. Nele são feitos “contratos de casamentos”, que servem de pretexto para fazer crítica social. Segue-se o desfile da “Noite da Máscara Mágica” e a “Queimada” de um grande boneco vestido de branco, símbolo de um casamento carnavalesco. A festa continua pela noite dentro com um baile tradicional ao som dos “Roncos do Diabo”.

Na própria cidade, na terça-feira de Carnaval, desfile de carros alegóricos, pelas principais ruas, acompanhado das tropelias de mascarados e foliões. Este desfile tem início às 15h00.

Segundo o município de Macedo de Cavaleiros, este cortejo tem despertado a curiosidade e surpreendido os milhares de espectadores que lá acorrem, sobretudo pelo envolvimento da comunidade, uma vez que conta com a participação de grupos culturais, associações, instituições e juntas de freguesias do concelho.

 



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
blogs SAPO