Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
13 de Fevereiro de 2010

Uma massa de ar polar frio colocou 12 distritos do país em alerta amarelo. Em Bragança, as temperaturas atingiram os cinco graus negativos. Às crianças e aos idosos são pedidas precauções especiais.

Bragança é hoje a cidade do país com temperaturas mais baixas. O frio deve-se à passagem por Portugal de uma massa de ar polar. Até domingo são esperadas temperaturas baixas e só a partir da tarde e durante a segunda-feira o tempo deve amenizar com a queda de chuva.

A temperatura máxima regista-se em Faro, cidade que chega aos 14 graus. Entretanto, a Direcção-Geral de Saúde (DGS) recomenda agasalhos nas saídas à rua e bebidas quentes para combater o frio, em particular no que respeita aos idosos.

 

Autoridades de saúde alertam para exposição prolongada

Devido ao frio, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Santarém, Leiria e Lisboa estão sob aviso amarelo, o segundo nível de uma escala de quatro e que representa uma "situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica".

A DGS lembra que "a persistência de tempo frio poderá ter efeitos na saúde da população, em particular sobre a saúde das pessoas idosas, das crianças e dos sem-abrigo".

Nesse sentido, recomenda que se tape as mãos, pés e cabeça e se use roupas folgadas e calçado adequados à temperatura ambiente. As pessoas devem ainda usar várias camadas de roupa e o vestuário deve ser de algodão e fibras naturais.

É ainda aconselhado tomar banho com água morna, uma vez que a água muito quente remove a camada protectora natural da pele. Interditos está o exercício físico intenso ou ao ar livre.

Em termos de alimentação, a DGS recomenda refeições mais frequentes, em especial sopas e bebidas quentes (leite, chá) e, caso a saúde o permita, incluir na dieta destes dias alimentos calóricos como chocolates, azeite, frutos secos e alimentos ricos em vitaminas e sais que protegem contra infecções.

 

Atenção para sinais de perigo

A DGS alerta que um dos perigos do frio é o enregelamento, que causa uma sensação de formigueiro e adormecimento dos pés, mãos e orelhas, e que pode conduzir a danos permanentes no corpo humano, levando nos casos mais graves à amputação, sendo que "o risco de enregelamento é maior nas pessoas com problemas de circulação sanguínea ou que não usam o vestuário adequado".

A hipotermia (o corpo começa a perder mais rapidamente calor do que aquele que pode ser produzido) é outro "perigo" do frio, podendo afectar o cérebro e fazendo com que a pessoa seja incapaz de pensar claramente ou movimentar-se.

Um último conselho da DGS tem a ver com os perigos do recurso a lareiras e braseiras. Lembra o organismo que sem o devido arejamento a utilização destes meios de aquecimento pode conduzir a acidentes mortais.

 

publicado por Lacra às 18:52



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
blogs SAPO