Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
27 de Janeiro de 2010

 O Teatro de Bragança já definiu a programação de espectáculos para os próximos seis meses e promete levar cada vez mais público àquele espaço cultural. Em Fevereiro, a música está em alta com o regresso da rubrica “Noites Frias, Vozes Quentes” e a vinda de dois nomes incontornáveis da música portuguesa: Pedro Moutinho e Joana Rios.

O mês abre com o espectáculo de Paco Diez, no dia 6 de Fevereiro. Com voz, gaita, guitarra e percussão de Paco Diez, os “La Bazanca” vão apresentar todo um trabalho de recompilação, classificação e adaptação do saber tradicional da cultura musical ibérica. O espectaculo será gravado ao vivo e assinala os 30 anos dos “La Bazanca”.

Pedro Moutinho é o senhor que se segue com três álbuns premiados e elogiados pela crítica nacional: “Primeiro Fado”; “Encontro” e “Fados”. Irmão de Camané e Hélder Moutinho, dois marcos do novo fado português, Pedro descobriu o fado aos 11 anos e aos 19 já integrava o Clube de Fado Amália.

Ainda na mesma rubrica, o Teatro recebe, no dia 20 de Fevereiro, os jovens cantores da Enchanted Opera Evening, com um reportório bem conhecido e apreciado.

A sonoridade intensa de Joana Rios tem lugar no dia 25 de Fevereiro, data em que a cantautora virá a Bragança apresentar o seu mais recente trabalho – “Três Desejos”.

Antes disso é ainda tempo das boas peças teatrais, no dia 13 de Fevereiro, com a “Canção do vale”, da companhia Teatro dos Aloés, numa tradução da peça de Athol Fugard. “Canção do vale” é um empolgante texto que parte de uma situação particular de uma África do Sul pós “Apartheid” que se universaliza dando conta das diferenças das memórias dos que lutaram pela liberdade e pela igualdade.

A fechar o mês, novamente o teatro com a companhia Peripécia a representar, no dia 27, a peça “Mamã?!”, na qual uma mulher comicamente grávida e um músico “divertidamente porreiro” constroem um espectáculo cheio de humor e sensibilidade.

 

Março – mês do Teatro

Mas é em Março que o teatro ganha mais força como actividade cultural com o Teatro de Bragança a dedicar a esta arte praticamente todo um mês. As crianças são o público privilegiado com a exibição da peça “O Patinho Feio”, inspirado num clássico da literatura, da autoria de Andersen. A peça sobe ao palco nos dias 3, 4, 5 e 6 de Março, às 10h30 e às 15h00.

Bailarinas expulsas dois melhores music-halls de Paris, cómicos espancados nos nights clubs de Nova Iorque, mágicos fugidos dos circos mundiais, entre outros, são as personagens do Caravan Cabaret. A co-produção da companhia Baal 17 e da Al-Masrah Teatro traz um espectáculo de “vanguardismo fulgurante” que antecede a abertura do 27 – Festival Internacional de Teatro (FIT).

 

FIT à espera de Eunice Muñoz

No âmbito do FIT está prevista a vinda da consagrada Eunice Muñoz, com o espectáculo “O Ano do Pensamento Mágico”.

Helena Genésio, directora do Teatro Municipal de Bragança, não garante a vinda da actriz mas eleva as expectativas: “ainda não está confirmado, mas tudo indica que se vai realizar”.

Confirmada está a presença da dupla amigável António Feio e José Pedro Gomes. Os actores vão ser homenageados no âmbito do Festival e vão ter direito a uma placa  evocativa, com o nome, nas paredes do espaço cultural.

Também está confirmada a vinda do Teatro Nacional de São João com a peça “Antígona” – inspirada na obra-prima de Sófocles, bem como a estreia da co-produção do Teatro da Garagem com o Teatro de Bragança e a autarquia – “L.A. Lost Angel’s Projet”, uma estreia absoluta agendada para 27 de Março.

Um semestre recheado de cultura que se tem traduzido num aumento de público dia após dia.

 



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
18
blogs SAPO