Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
10 de Janeiro de 2010

 

Os dois alegados membros da ETA detidos em Portugal foram identificados como Garikoitz García Arrieta e Iratxe Yáñez Ortiz de Barron, estando esta última numa lista de suspeitos de acções da organização levadas a cabo em Julho de 2009.

 
foto Direitos Reservados/Guardia Civil
Detida em Portugal está em lista de procurados da ETA
Iratxe Yáñez está na lista dos procurados por ter ligações à ETA
 

Em comunicado, o Ministério do Interior espanhol explica os contornos da operação que, primeiro, levou ao controlo da viatura em que seguia um dos detidos, uma carrinha com explosivos e depois à detenção dos dois suspeitos em Portugal.

O governo afirma que a carrinha, que era conduzida por Garcia Arrieta, que estava carregada com explosivos e que levantou suspeitas por ter matrícula francesa, foi interceptada em Bermillo de Sayago (Zamora), num ponto de controlo da Guarda Civil.

Enquanto os agentes inspeccionavam a carrinha o condutor entrou no carro de patrulha policial e fugiu em direcção a Portugal.

De imediato foram accionados os protocolos de cooperação transfronteiriça tendo a GNR localizado a viatura cerca de 1:20 depois e detido o condutor.

A segunda suspeita foi localizada pela GNR no município de Vila Nova de Foz quando viajava com documentação falsa num veículo também com matrícula francesa.

Segundo o Ministério do Interior, Iratxe Yáñez Ortiz de Barron tem antecedentes por ter reunido informações sobre eventuais alvos políticos, militares ou policiais da ETA.

A sua foto estava incluída na ultima lista de fotografias distribuídas pelo Departamento do Interior de alegados envolvidos nos atentados de Julho do ano passado em Burgos e Calviá.

Na carrinha interceptada foram encontrados cerca de 10 quilos de explosivos, bidões e material para fabrico de engenhos explosivos, três armas de vários calibres, documentação variada e matrículas francesas.

No veiculo que conduzia Yáñez foram encontrados bilhetes de identidade, passaportes e documentação francesa, um computador portátil e uma câmara digital.

 

Fonte: JN

publicado por Lacra às 15:59



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
18
blogs SAPO