Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
10 de Janeiro de 2010

“Ainda não foi possível identificar os suspeitos nem a sua nacionalidade, porque foram detidos com documentos de identificação falsos”, disse Rui Pereira, em Mirandela, à margem de uma visita às obras da nova esquadra da PSP na cidade.

Segundo o ministro, estão a ser desenvolvidas - em articulação com as autoridades espanholas - as diligências para identificar os dois suspeitos.

Os suspeitos, um homem e uma mulher, entraram em Portugal pela fronteira de Bemposta (Mogadouro), e a fuga prolongou-se por várias dezenas de quilómetros até Torre de Moncorvo, no sul do distrito de Bragança, onde foram capturados.

A operação ocorreu entre as 22h00 e as 24h00 de ontem, depois de a Guarda Civil espanhola ter interceptado uma carrinha carregada de explosivos em Bermillo de Sayago, Zamora, próximo da fronteira com o Nordeste Transmontano, conduzida por um dos detidos.

Rui Pereira adiantou que os dois presumíveis terroristas já foram entregues à Polícia Judiciária - “o órgão de polícia competente para investigar crimes de terrorismo” - e estão a ser transportados para Lisboa.

“Este processo desenrola-se ao nível das autoridades judiciais, começando desde logo pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). Serão então as autoridades judiciárias a encarregar-se de decidir qual é o futuro destes suspeitos, que deverá passar pela extradição para Espanha”, afirmou.

O ministro destacou ainda a boa cooperação entre as autoridades portuguesas e espanholas, no âmbito dos protocolos de acordo e cooperação acerca de criminalidade transnacional e do terrorismo.

Rui Pereira revelou que está em contacto com o homólogo espanhol desde as primeiras horas da manhã para acompanhar o desenrolar do caso.

 

Fonte: Público

publicado por Lacra às 15:51



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
18
blogs SAPO