Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
23 de Dezembro de 2009

 

 

A neve voltou a cobrir a região transmontana de branco, pela terceira vez nesta semana. A Protecção Civil já tinha os meios pré-posicionados no terreno mas foi a neve caiu com mais intensidade do que o previsto deixando, durante a manhã, os acessos à cidade de Bragança completamente condicionados.

O IP4, entre Quintanilha e o Alto da Amendoeira, em Macedo de Cavaleiros, esteve cortado ao trânsito, bem como no Alto de Espinho, no distrito de Vila Real. Os acessos à A7, que liga Vila Real a Braga, e à A24, entre Vila Real e Viseu, estiveram também condicionados mas reabriram ao final da manhã mas apenas para veículos ligeiros.

Em Bragança estiveram ainda cortadas as estradas nacionais que ligam a Vinhais, a ligação à Serra da Nogueira e a estrada entre Bornes e Alfândega da Fé. A estrada nacional entre Bragança e o Porto também foi encerrada devido às más condições de circulação.

As autoridades puseram na estrada veículos 4x4 e os limpa-neves para ajudar a libertar os automobilistas presos no IP4.  As autoridades aconselham prudência na estrada e pedem aos automobilistas para que circulam apenas em caso de extrema necessidade.

Para quem circula a pé também não está fácil. A neve acumulada nos passeios tem vindo a derreter formando pequenos blocos de gelo que tornam difícil a circulação.

A Protecção Civil alerta ainda para alguns cuidados a ter no aquecimento em casa, nomeadamente com as lareiras. Recorde-se que ainda esta segunda-feira, uma idosa morreu em Rossas, concelho de Bragança, na sequência de um incêndio que terá começado num sofá instalado junto à lareira. A idosa estava sozinha em casa e presume-se que estivesse a dormir. Os Bombeiros apontaram como causa provável da morte a inalação de fumo.

As autoridades aconselham a população a ter cuidado com as fontes de calor próximas de móveis, a proteger bem as lareiras e, entre outras coisas, a não deixar a casa com os aparelhos ligados.

O Instituto de Meteorologia colocou o distrito de Bragança e o de Vila Real sob alerta amarelo, com previsões de chuva e vento forte para a tarde de hoje. As previsões de neve mantém-se para localidades acima dos 800 metros.

publicado por Lacra às 11:34
Penso e desejo que as entidades competentes pensem nisto, porque as alterações climáticas assim o diz , limpa neves para a região, procuram-se. Festas Felizes
LOPES a 25 de Dezembro de 2009 às 19:52
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
19
26
blogs SAPO