Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
25 de Dezembro de 2009

Com o intuito de contribuir para a preservação da cultura tradicional das gentes raianas das Terras de Aliste, na província de Castilha Y Léon, e Miranda do Douro, no distrito de Bragança, a “La Çaramontaina Associação Cultural”, em conjunto com a mordomia da festa de S. João Evangelista de Constantim e o com o apoio da câmara municipal pretende levar a cabo o “I Ancuntro de Fraitas de las Tierras de Aliste i Miranda”, em Constantim no dia 27 de Dezembro de 2009.

Esta acção transfronteiriça tem  como objectivo a preservação de um instrumento musical tradicional de terras de Aliste e Miranda, na raia nordestina portuguesa, a fraita, ou flauta pastoril. Este é um instrumento que se encontra quase em “vias de extinção” em Portugal, dado existirem poucos tocadores, e que desde sempre foi uma referência musical nestas terras, mesmo antes da assinatura do tratado de Alcanices, em 12 de Setembro de 1297.

O encontro consiste na realização de uma conferência sobre o estudo deste instrumento (14.30h), seguindo-se a actuação e confraternização dos diversos tocadores de Aliste e Miranda do Douro.

Durante a noite, a partir das 21h, vão ser  apresentados os Pauliteiros de Constantim, acompanhados do “carocho i la biêlha”.  

Ao mesmo tempo vão ser servidos tremoços e vinho para todos os presentes, prosseguindo a animação com concerto dos grupos de música mirandesa La Çaramontaina e Trasga.

 

 



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
19
26
blogs SAPO