Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
13 de Dezembro de 2009

 

Comemoram-se amanhã oito anos do Douro Património Mundial. Projecto, que deve estar concluído até 2011, quer despertar a região para o turismo cultural e religioso, usando as novas tecnologias para "Visitar, Conhecer e Reconhecer".
 

As novas tecnologias vão ajudar a promover o património. Os turistas que visitem o Douro poderão percorrer a Rota do Turismo Religioso guiados por um aparelho MP3, cujo conteúdo estará disponível em quatro línguas, no âmbito de um projecto que vai custar 378 mil euros e se pretende concluído até Agosto de 2011.

O projecto, intitulado "Douro Religioso: Visitar, Conhecer e Reconhecer", é promovido pela Turel - Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso e conta ainda com a parceria de entidades como a Diocese de Lamego, Turismo do Porto e Norte de Portugal.

O objectivo do projecto é despertar o Douro, classificado como Património Mundial da UNESCO em 2001, para o turismo religioso, tornando-o em mais um factor de atracção de visitantes para o território. Varico Pereira, director técnico da Turel, explicou à Agência Lusa que o projecto vai ser comparticipado em 70 por cento pelo programa operacional regional do Norte.

Repartido por três fases, o projecto tem conclusão prevista até Agosto de 2011, com a criação de um Centro de Interpretação do Turismo Religioso no Douro, organismo que vai ficar localizado no Museu Diocesano, em frente à Sé de Lamego.

Segundo Varico Pereira, até Janeiro a Turel começa a fazer o inventário do património religioso na Diocese de Lamego, designadamente dos edifícios, santos ou paramentaria que possam ser mais significativos e importantes para o turismo e despertar maior interesse junto dos que visitam aquela região.

Depois deste trabalho, segue-se a elaboração do Guia do Douro Religioso, que abrangerá já todo o património da região duriense, incluindo as dioceses de Vila Real e Bragança/Miranda, e será organizado um catálogo para os operadores turísticos.

Serão ainda produzidos conteúdos para aparelhos de MP3, em português, inglês, espanhol e francês, que guiarão os turistas pelos principais locais religiosos da região. Os conteúdos serão diferenciados para crianças e adultos e poderão estar disponíveis nos postos de turismo ou nos próprios locais a visitar.

No Centro de Interpretação serão efectuadas exposições ligadas à religião, como paramentaria ou ourivesaria, estando ainda previstos concertos de arte sacra (em capelas ou mosteiros), e peças de teatro.

Varico Pereira salientou que a Rota do Património Religioso do Douro, onde estarão incluídas as capelas miradouros como a Galafura ou São Salvador do Mundo, irá complementar outras rotas já existentes na região, como a do Vinho do Porto ou de Cister.

"Esperamos descobrir algumas maravilhas à medida que o levantamento seja feito, mas obviamente que há património que é incontornável como a Sé Catedral de Lamego, o Mosteiro de São João de Tarouca ou a Capela de Nossa Senhora do Desterro, que pouca gente conhece e está praticamente fechada em Lamego", salientou o responsável. Outros edifícios de interesse neste território são os santuários da Senhora dos Remédios, da Senhora da Lapa, da Senhora da Pena, da Senhora da Saúde ou o Mosteiro de Salzedas.

Com 25 mil hectares inseridos na Região Demarcada, o Douro Património Mundial engloba os municípios de Alijó, Mesão Frio, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Sabrosa, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Lamego, Armamar, Tabuaço, São João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa.

 

 

Fonte: Diário de Notícias

publicado por Lacra às 15:51



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
19
26
blogs SAPO