Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
02 de Dezembro de 2009

Há 147 casos de portadores do vírus HIV no distrito de Bragança.

Números conhecidos no dia em que se assinalou o Dia Mundial da Luta Contra a Sida que ontem se comemorou.

 

Os dados são relativos ao primeiro semestre deste ano, mas em comparação com o mesmo período de 2008, há a registar um aumento de cinco casos.

“Até Junho de 200, tínhamos 147 casos desde o início da infecção, dos quais 125 continua vivos” adianta a psicóloga do CAD, Centro de Aconselhamento e Detenção Precoce do HIV. “Relativamente ao primeiro semestre do ano anterior tínhamos 142 casos”.

 

Solange Barreira acrescenta que no distrito “a infecção está mais associada ao sexo masculino, mais à transmissão heterossexual e menos à toxicodependência pois dos casos vivos 71 estão relacionados com a via sexual e 62 com a utilização de drogas injectáveis”.

 

O tratamento físico em Bragança continua a não ser possível. Os doentes têm de se deslocar a unidades hospitalares no Porto.

Os únicos que recebem tratamento na região são os reclusos dos dois estabelecimentos prisionais e os utentes do Centro de Respostas Integradas.

 

Para a psicóloga do CAD, Centro de Aconselhamento e Detenção Precoce do HIV, lamenta que esse serviço não esteja a funcionar na região. “Faz sempre falta só infeliz emente que os números não são suficientes para poder haver aqui esse apoio ao nível do tratamento físico” refere Solange Barreira.

 

A maior parte dos casos detectados no distrito de Bragança, nos primeiros seis meses deste ano, situa-se na faixa etária entre os 20 e os 44 anos.

 

Fonte: Brigantia

publicado por Lacra às 11:37



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
19
26
blogs SAPO