Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
20 de Novembro de 2009

King’s Cross fica no centro de Londres e é uma das zonas mais movimentadas daquela cidade. Ali viveu, durante quatro anos, Pedro Pires, coreógrafo e bailarino, natural de Macedo de Cavaleiros. Desses anos ficaram as imagens e emoções, transportadas para o palco através da dança, num espectáculo chamado “King’s Cross” que regressa aos palcos transmontanos já neste Sábado.

Depois de ter estreado em Macedo de Cavaleiros, no início deste ano, “King’s Cross” vai ser exibido neste Sábado, 21 de Novembro, no Teatro Municipal de Bragança.

Para além da representação física do espaço há narração de relações imaginárias entre personalidades totalmente dissociadas. São seis bailarinos que representam os “executivos que entram e saem, operários responsáveis pela reconstrução, fãs de futebol que gritam, prostitutas que enchem as ruas de sedução, mendigos refugiados no caos, turistas que sempre estão onde os outros estão”.

Os sons “caóticos” produzidos na rua londrina serão reproduzidos em palco num trabalho de composição musical a cargo da companhia artística Cre-Art Project.

Já a dimensão física do espaço será representada através de uma escultura de Hannah Terry que se inspirou no ferro usado na reconstrução da King’s Cross para criar toda uma estrutura de apoio à coreografia.

Pedro Pires nasceu em Macedo de Cavaleiros e antes de se iniciar na dança passou pelo curso de Física da Universidade do Porto. No entanto, Pedro Pires concluiu que “esta humanidade tem ciência suficiente mas nunca terá arte que chegue” e, assim, anos mais tarde, decidiu dedicar-se à Dança tendo feito formação na London Contemporany Dance School.

Em 2006 criou a companhia Código Dance Project e, no ano passado, recebeu o Prémio de Honra do “12 Internacionales Solo Tanz Theater Festival”, em Estugarda, tendo ainda sido nomeado para o Talento Português 2008 nas Artes de Palco e Cinema.

Colaborou como coreógrafo em vários projectos, destacando-se os executados com o colectivo artístico Cre-Art, a Holland Park Opera em colaboração com a London City Orchestra, e com o Gate Theatre, em Londres.



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
14
15
17
28
blogs SAPO