Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
10 de Novembro de 2009

 Dos telescópios de todo o país directamente para o Facebook e Twitter, ser Galileu por um dia é agora mais fácil. No próximo fim-de-semana, podemos espreitar o Sol, tal como o famoso cientista, em Bragança, Espinho, Mira, Constância e São Pedro do Estoril.

Olhar o Sol de frente, descobrir-lhe os segredos e tornar-se por momentos um cientista do longínquo século XVII, fascinado com o novo mundo que só uma luneta deixa descobrir. Este fim-de-semana, o Ano Internacional da Astronomia desafia os portugueses a ousarem passear os seus olhos pela estrela mais próxima da Terra. As 'visitas' guiadas ao Sol terão lugar nos dias 14 e 15 de Novembro em Bragança, Espinho, Mira, Constância e São Pedro do Estoril.

A iniciativa está integrada no projecto do Ano Internacional da Astronomia "E Agora Eu Sou Galileu", que desde Fevereiro tem dado a conhecer os objectos do céu observados por Galileu Galilei há precisamente 400 anos e que acabariam por torná-lo um dos mais aclamados cientistas de todos os tempos: Vénus, Lua, Saturno, Júpiter e as manchas solares.

Do século XVII directamente para o século XXI, o desafio do Ano Internacional da Astronomia pode ser acompanhado em tempo real nas redes sociais. De olho no "E Agora Eu Sou Galileu" já anda o pequeno pássaro azul do servidor de microblogging Twitter (http://twitter.com/EAESG). As últimas novidades sobre o projecto podem ainda ser encontradas online na página do Facebook (http://www.facebook.com/pages/E-Agora-Eu-Sou-Galileu-AIA09/153878579317?ref=ts).

Na próxima sexta-feira, há "voltas" ao Sol em telescópio no Centro Ciência Viva de Bragança (das 14 às 17 horas), no Centro Multimeios de Espinho (a partir das 15 horas) e no Observatório Astronómico de Mira (das 15 às 18 horas).

No mesmo dia, o Sol vai ainda estar debaixo de olho no Parque de Astronomia de Constância (das 15 às 19 horas), uma cortesia do Centro Ciência Viva local, e em São Pedro do Estoril, no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal (Avenida Marginal), numa organização do NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia.

O Ano Internacional de Astronomia (www.astronomia2009.org) é organizado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Fundação Calouste Gulbenkian, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, da Agência Ciência Viva e da European Astronomical Society (EAS).

 

Fonte: Ideias Concertadas

 

publicado por Lacra às 11:08



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
14
15
17
28
blogs SAPO