Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
06 de Novembro de 2009

O Teatro Municipal de Bragança recebe, este Sábado, a Companhia de Dança Olga Roriz com o espectáculo “Nortadas”. Olga Roriz inspirou-se nas memórias de uma terra onde nunca viveu (Viana do Castelo), mas de onde guarda “fortes momentos de infância e de adolescência”.

As bolas de Berlim de uma típica pastelaria da terra, frequentada pelo escritor Jorge Amado, ou o vento (nortada) que se faz sentir pelas altas terras minhotas, são “sensações” e “recordações” colocadas na coreografia.

O cenário reporta a dois espaços distintos: um exterior e outro interior que está, ao longo de toda a peça, concentrado numa sala de jantar onde invariavelmente a família se junta.

“Tudo nasce e se desenvolve a partir de uma refeição para no fim voltar a ela como um círculo sem fuga e aparentemente perfeito”, diz a coreógrafa.

Olga Roriz reconhece ainda que o espectáculo não teria sido possível “sem o dedicado trabalho de observação e capacidade de análise dos bailarinos”.

A selecção musical passa pelo fado de Amália Rodrigues, mas também por Bau, Croke, Charles Trénet, Pink Martini, Klezmer Music, os contemporâneos Dead Combo, bem como o tradicional Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo.

A peça estreou em Junho deste ano em Viana do Castelo e, desde então, tem estado em digressão pelo país.

“Nortada” é uma co-produção da Companhia Olga Roriz e da Câmara Municipal de Viana do Castelo integrada no ciclo de encerramento das comemorações dos 750 anos de Foral.



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
14
15
17
28
blogs SAPO