Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
03 de Agosto de 2009

José Rodrigues, actual autarca de Vimioso, volta a recandidatar-se para um terceiro mandato pelo PSD. Depois de ter assumido que não voltaria a concorrer às autárquicas, José Rodrigues diz ter aceite o convite pela continuidade dos projectos já lançados e que quer ver concretizados já nos próximos quatro anos.

“Aceitei ser candidato a pedido das 12 juntas social-democratas, da comissão concelhia e da distrital e porque todas estas obras que estão a ser implementadas me levam a querer continuar”, assumiu.

Entre as obras que espera implementar, José Rodrigues destaca a criação das termas da Terronha, cujo processo está no término; a criação do Parque Ibérico Ambiental, que se encontra já adjudicado; e o desenvolvimento da zona industrial.

“São projectos que seguem a estratégia que temos para o concelho, que é a aposta no desenvolvimento económico”.

A fixação e atracção de pessoas para o concelho é outra das apostas da recandidatura de José Rodrigues, que, ainda no ano passado, decidiu duplicar o subsídio a atribuir a crianças nascidas no concelho, no valor de 1000 euros por cada bebé.

“Vamos continuar a apostar em tudo o que possa potenciar a economia e que possa ajudar a fixar aqui pessoas”, lançou.

A par com o cabeça de lista segue, em segundo lugar, Jorge Fidalgo, actual vice-presidente, e, em terceiro lugar, uma nova cara, António Torrão. À Assembleia Municipal, recandidata-se José Cerqueira. As listas às 14 juntas de freguesia também já estão definidas, sendo que há novas caras em Argozelo, (é Francisco Lopes que encabeça a candidatura), na Matela, Avelanoso e Pinelo.

Durante a apresentação da candidatura, na Praça do Município, Jorge Fidalgo lembrou ainda os projectos lançados pela autarquia e acusou o Governo de “impedir” o avanço de outros, como seja a construção da estrada entre Outeiro e Vimioso.

Lançando farpas à candidatura da oposição, lançada no dia anterior, no mesmo local, Jorge Fidalgo acusou o PS de apresentar um “candidato de recurso” e, apelando ao voto na “continuidade”, apontou ainda que, em quatro anos de vereação, “nunca votou contra nenhuma proposta do PSD, absteve-se sempre”.

O evento decorreu na Praça do Município, com mais de uma hora de atraso.

publicado por Lacra às 18:33
Ola India!
Gostei dos teus artigos sobre a apresentação dos candidatos dos dois partidos que aconteceu na vila onde resido. Parabens!
Por acaso, passei o fim de semana fora, por isso, li com muito interesse.
Obrigada por me pores a par.
Em meios pequenos, a política é fogo!!!
De qualquer modo, eu só vim ver o futebol....lol...
Beijo.
anamariacharrua a 3 de Agosto de 2009 às 22:36
Assisti ao comicio e no entanto fiquei na dúvida sobre quem realmente é o candidato a Presidente da Câmara. É josé Rodrigues ou Jorge Fidalgo? Talvez seja José Rodrigues, ou melhor talvez pensara em ser Jorge Fidalgo só que parece que não teve coragem política para avança...
Enfim um comicio sem propostas para o concelho e repleto de ataques pessoais ao candidato do PS.
Tal como disse o meu compadre "que triste comicio de quem quer renovar o poder"... "è mesmo politica baixa de quem está no poder".
joão a 4 de Agosto de 2009 às 11:33
Concordo plenamente. Assisti aos dois e no do PS ainda foram feitas propostas, concorde-se ou não com elas, mas no do PSD....O presidente até parece ser boa pessoa mas faz-se acompanhar de uma verdadeira víbora que exerce política ao mais baixo nível. Zero propostas, muitas críticas e ataques. Política de continuidade do quê? Do despovoamento? Da desertificação? Dar dinheiro por cada bebé mesmo que se saiba que os casais nem vivem no concelho?

Força e continuem a dar conta das novidades da região!
Atento a 4 de Agosto de 2009 às 11:42
Concordo completamente com o comentário anterior.
O que é mesmo lamentável é o candidato nº 2 do PSD, Jorge Fidalgo, atacar de forma lamentável o candidato PS que pelos vistos tem vindo a investir no concelho de Vimioso.
O mesmo não acontece com ele e com os restantes membros da sua equipa, a começão pelo Sr. José Rodrigues, que pedem a "continuidade" para todos os dias caminharem rumo a Bragança, a grande maioria das vezes com os veículos da Câmara Municipal, onde aí têm realizado os seus investimentos à custa dos seus chorudos salários auferidos na autarquia de Vimioso.
É preciso ter muito cinismo e muita hipocrisia política quando se pede a continuidade e depois eles próprios são os primeiros a contribuir para desertificação do concelho.
DÁ QUE PENSAR A "CONTINUIDADE" PEDIDA AO POVO DE VIMIOSO POR ESTES SRS!!!
júlio a 4 de Agosto de 2009 às 13:10
É verdade são esses srs que querem a continuidade, apelando ao desenvolvimento do concelho, e depois escondem ao povo de Vimioso as suas empresas e os seus negócios sediados em Bragança!
É verdade, é em Bragança que o sr. José Rodrigues tem as suas sociedades comerciais, ou talvez não.... Não sei...
Este é o exemplo dado por estes srs que querem a "continuidade"...
chico a 4 de Agosto de 2009 às 13:24
De facto não é fácil de qualificar o comportamento de alguma gente. Deixem-se de críticas fáceis e discursos que mais se confundem com sermões de homilias dominicais do que com propostas responsáveis para um concelho cada vez mais desertificado onde a Câmara cada vez mais se confunde com o centro de emprego de laranjas e laranjinhas e laranjadas do que com um quadro político responsável, sério e vocacionado para o trabalho em prol de TODA A GENTE PORQUE TODOS SÃO PESSOAS DE BEM QUE TEIMA EM RESIDIR EM VIMIOSO PORQUE AMA O SEU CONCELHO.
ESTAIS GASTOS MEUS SENHORES e pode ser que o povo vos pague na moeda e no prato em que lhe tendes servido as promessas não cumpridas.
Por outro lado deixai-me questionar:
Será que desta vez Roma paga a traidores?
Quando a renovação é feita com base em interesses particulares sai na generalidade muito caro a quem a promove. A política não pode ser vista como um circo porque o povo ri das palhaçadas e castiga os palhaços que promovem o entretenimento a pensar que ludibriam o Zé pagode.
No Domingo envergonharam-se da mobilização para a apresentação solene dos candidatos em domingo. Depressa desmontaram o circo para ir pregar noutras freguesias. TENHAM VERGONHA. Espero bem que no o meu concelho não continue a senda da desertificação. As pessoas tenham muita saúde e não haja funerais para estes senhores, hipocritamente, comprarem os ramos de flores com o dinheiro de todos e fazerem figuras muito tristes em dias de luto e privacidade das famílias.
Sejam racionais. Não se comportem como caçadores de votos em campanhas caras e permanentes.
TENHAM DÓ DE VÓS PRÓPRIOS PELAS TRISTES FIGURAS DE SACRISTÃO QUE TODOS OS DIAS PROMOVEIS.
carlos alves a 4 de Agosto de 2009 às 17:53
Concordo na generalidade com os cavalheiros que me ancedem. Permitam que na minha modesta sabedoria e conhecimento diga apenas algumas verdades. Porque não diz o Sr presidente que a culpa da estrada Vimioso/outeiro não estar feita é da sua exclusiva responsabilidade. Porque não assume que foi por sua iniciativa que o traçado foi alterado e impedíu a sua adjudicação e construção? O Jorge Fidalgo mente com todos os dentes quantos tem porque ele, melhor que ninguém tem conhecimento disto. Porque se esbanjam tantos milhões (Sim, MILHÕES) de euros com obras megalómanas desaproveitadas quando as pessoas não encontram soluções para sobreviver e são obrigadas a emigrar? Porque se encaminham os alunos do concelho para Miranda? Onde está o prometido 12º. ano na escola? Onde pára a prometida fábrica de transformação da raça bovina Mirandesa? E a qualidade da água?... de bradar aos Céus! garntidamente que por este andamento, as pessoas vão ter que comprar água engarrafada até par tomar banho. Ainda não se aperceberam que a água sai suja e imprópria? terá sido também por culpa do governo que a qualidade piorou? Ao Sr. Jorge Fernandes uma observação apenas: Não deixe de dizer as verdades porque o Sr Rodrigues ganhou a Câmara com verdades e com mentiras, com boatos e com rumores. Fale sempre VERDADE porque a VERDADE é filha de DEUS, é a razão e a razão mesmo vencida nunca deixa de ser RAZÃO.
humberto a 4 de Agosto de 2009 às 18:16
Deve ser frustrante estar no poder, dispor da máquina de mobilização e da utilização de todos os meios da Câmara, e depois juntar tão poucas pessoas nesta apresentação!
Vejam bem que no dia anterior até colocaram um funcionário da autarquia na casa dos Magistrados (localizada lateralmente ao recinto) de máquina digital, da autarquia, na mão a tirar fotografias à apresentação do PS.
Mais frustrante deve ser a esse sr. vice-presidente (Jorge Fidalgo), de nome conhecido de aldeia em aldeia por "EPISTOLEIRO", pois a vida dele é vir de manhã de Bragança para Vimioso, procurar se faleceu alguém, mandar comprar a coroa de flores e depois ir ao funeral e aí de forma hipocrita saltar para o altar a ler a epístola.
Por vezes tem a companhia do seu colega Presidente. Este só não lê a epistola, pois só está habituado a ler os discursos que o primeiro lá vai escrevendo, não se sentindo portanto à vontade para o fazer.
Enfim, estes srs lá vão brincando com os sentimentos do povo nas horas dificeis!
Esperemos que a população de Vimioso em Outubro lhe saiba retribuir da melhor forma essa "lata" colocando-lhes os "patins" para que se ponham definitivamente a caminho de BRAGANÇA, que é de onde eles vêm todos os dias.
bela a 4 de Agosto de 2009 às 22:25
assisti as baboseiras que disseste na apresentaçao.
se em 8 anos nao fizeste nade era agora assim por obra do diabo que fazias essas baboseiras apresentadeas.
com criticas ha oposiçao e seo candidato logo se ve que nao podes ir muito longe.
falta-ta empenho e ideias , projectos e tudo que de bom se pode fazer.
vai de vez pra braganca, com a tua equipe
Anónimo a 6 de Agosto de 2009 às 16:44
o povo de vimioso ja se esqueceu do tempo em que o ps governava,,,,,
graças a deus que aparecem pessoas como o jorge fidalgo, homem da terra, culto, honesto e so faz o que pode, pq infelizmente a corja do governo não apoia o interior bem hajas jorge continua
pedro a 7 de Agosto de 2009 às 02:23
Olhando para esta lista sem proposta pois nestes mandatos foi sempre assim fazer o que estava planeado em 2º lugar vemos o candidato a camara pois o primeiro é só para peencher não vale nada mas ainda tem FORÇA em 3º vemos um paraquedista tachista ). O senhor Jorge Fidalgo como não tem propostas para apresentar critica o adversário este sim o deveria fazer e não o fez o que mostra o nivel da pessoa em causa.
M. Raposo
Anónimo a 12 de Agosto de 2009 às 20:09
bom dia,
concordo om tudo o que foi mencionado, anteriormente, pois sendo eu habitante do concelho, ja presenciei promessas alumas delas feitas em casos concretos e directamente a mim, pelo drº Jorge Fidalgo, que até ao momento aguardo uma resposta, qur dizer, para ser franca já nem aguardo resposta pois quando nos prontificams a querer ajudar de forma voluntaria o nosso concelho a melhorar a nivel social e recebemos a resposta: " fico muito contnte que se interesse por desenvolver o nosso concelho, e que haja ainda jovns que se preocupam com os outros...blá blá blá, vamos reunir e brevemente entramos em contacto consigo", com isto senti-me revoltada, porque queria contribuir de alguma forma, neste caso fazendo voluntariado, em que nao pedia nada em troca e simplesmente, nao reebo qualquer resposta. esta atitude fez-me desacretitar nas suas politicas.

sim é verdade, tiveram a brilhante ideia de vender terrenos a um preço irrisorio, agora eu coloco a questao: "Será que eu devo comprar o terreno, que me obriga dentro de um tempo limite, se nao estou em erro de um ano, de construir casa, mas como eu vou fazer isso se nao tenho emprego aqui?" penso que sejam politicas contraditorias que acredito que em alguns casos tenha sucesso mas no meu e em outrs casos que conheço nao, porque tiramos cursos superiores, gostariamos de nos fixar no concelho junto da familia, mas a verdade é que somos obrigados a sair porque ao contrario do que nos prometem nao temos condiçoes de empregabilidade.
acho que vão num bom caminho, caminho esse que é da desertificação e acentuação da população idosa. Continuem assim que mis cedo ou mais tarde, em cada aldeia haverá no máximo dos máximos 2 casais de idosos e 20 animais.

é triste dizer isto mas é a realidade.

inclusive conheço outra situação de alguem licencido que é do concelho que a dada altura da sua vida, atraves de conhecimentos solicitou ao presidente se eventualmente teria lugar p desempenhar funçoes na camara ao que o mesmo respondeu que não, mas para colocarem individuos residentes nos outros concelhos, ja podem... bem que politica esta... sendo eles que continuadamente reforçam a ideia de fixar os jovens e de dar emprego aos habitantes do concelho, bem, que qualidade de vida... Só peço que respeitem mais as pessoas, tentem saber junto delas quais as reais necessidades do concelho e nao façam suposiçoes.

Não estou aqui para criticar ninguem, simplesmente para dar a conhecer realidades que vão acontecendo no nosso Concelho e que muitas vezes nos passam ao lado..



o mais importante é cumprir com os objectivos/promessas que são deliniados em cada mandato, isso sim e que não passem de promessas.

Obrigada pela atenção e um bem haja a todos..
Bela Adormecida a 16 de Agosto de 2009 às 12:11
Depois de atentamente ler todos os comentários desta página, devo dizer que senti a necessidade de expôr a minha opinião em relação aos mesmos.
Não deixando de concordar com algumas criticas, mas caros companheiros, quem não erra que lance a 1ª pedra. A verdade é que houve muitos investimentos, que só agora estão a dar os 1ºs passos. Será que a lista opositora tem capacidade para tirar Vimioso da situação de desertificação?
1º candidato - caminha todos os dias para Mogadouro;
- empresa sediada em Vimioso? Onde está construída? Na zona indúdtrial? Ou está á espera das verbas que o governo do PS ainda não lhe deu?
- em relação ao 12º ano - digo com conhecimento de causa, porque foi no meu último ano de 3º ciclo onde ainda existiam 5 turmas de 9º ano com 30 alunos cada, que o EnGº José Miranda disse na tv que Vimioso não necessitava de ensino complementar. adivinhem agora, para onde eu tive que ir estudar?
2º candidato - será que vai conduzir todos os dias até á área metropolitana do Porto? Ou vai deixar deixar de visitar a sua terra uma ou duas vezes por ano?
3º candidata - A caminho todos os dias de Bragança.
É ESTA A MUDANÇA QUE O POVO QUER?
HAJA BOM SENSO QUANDO SE CRITICA....
um residente a 20 de Agosto de 2009 às 14:48
Todos nós sentimos o problema da desertificação das nossas terras...
Qual da maioria dos que criticam os nossos dirigentes da câmara faz alguma coisa de concreto pela desertificação do concelho de Vimioso? A critica é fácil Quantos de nós pedem aos pais, filhos ou netos de investir nas aldeias ou em Vimioso. Até parece que o problema não afecta Trás os Montes em geral...As outras equipas dessas câmaras são todos iguais não é? e portanto as outras câmaras não tem todas a mesma cor politica não é?????????? Juizinho e colaborem no lugar de criticar. Um abraço somos todos orgulhosos do nosso concelho de Vimioso.
RODRIGUES a 9 de Outubro de 2009 às 18:58
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
21
22
23
blogs SAPO